Palhoça é o município mais dinâmico do país para atrair novos empreendimentos. A informação é do Atlas do Mercado Brasileiro, uma publicação do jornal Gazeta Mercantil, que há dez anos realiza uma verdadeira radiografia sócio-econômica dos 300 maiores municípios do país. Dos 5.564 municípios brasileiros, são pesquisados os 300 maiores mercados do país, aqueles que apresentam maior potencial de consumo e em 2008, o município de Palhoça, com 130 mil habitantes, foi o grande campeão. Palhoça superou Araucária, no Paraná, e Serra no Espírito Santo, municípios que aparecem, respectivamente, em segundo e terceiro lugar na lista. Balneário Camboriú consta na quinta colocação. Palhoça passou da vigésima quinta cidade mais dinâmica em 2006 para ocupar o posto de primeira em 2008.
É levada em consideração uma série de indicadores de desempenho econômico e social que tem como objetivo apontar quais municípios são os mais dinâmicos (ou seja municípios que estão crescendo mais que a média nacional e que estão mais avançando no aspecto social, como o PIB municipal, a renda geral das famílias, entre outros fatores de desenvolvimento. E foi no índice de criação de novas empresas que Palhoça se destacou fortemente.
Afinal desde 2005, o município atraiu 2,4 mil novas empresas, que investiram R$ 10 bilhões e estimam gerar 10 mil novos empregos no município. De quebra, é a cidade catarinense que mais cresce no Estado. Informações da Secretária do Estado da Fazenda revelaram que, em 2007, Palhoça foi o município que mais cresceu na Grande Florianópolis, numa taxa chinesa de 11.42% ao ano.
Jornalista Valquíria Guimarães – Reg.Prof. 6829/RS
Marcilio Arruda
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Palhoça